Dúvidas Frequentes
Tire as suas dúvidas abaixo e qualquer questão complementar que queira esclarecer, entre em contato conosco.
A Internet das Coisas ou IoT é um conceito que se refere à ligação de um dispositivo a outro por meio da Internet. Ou seja, uma “coisa” conectada a outra “coisa”. Neste caso, uma “coisa” (thing, em inglês) pode ser qualquer objeto com eletrônica incorporada que possa transferir dados por uma rede sem a necessidade de interação humana.
Para saber mais, acesse o site do IoT Labs, clicando aqui.
Não é preciso que o município tenha o sinal 5G liberado para se beneficiar de aplicações de Internet das Coisas (IoT). Há inúmeras aplicações de IoT baseadas em tecnologias existentes que podem promover uma forte evolução dos serviços municipais e o avanço no caminho das Cidades Inteligentes, permitindo a prestação de serviços mais ágeis, confiáveis e de melhor qualidade em áreas como educação, saúde, transporte e saneamento. Alguns exemplos são o controle inteligente da iluminação pública, o fortalecimento da segurança pública – com a instalação de câmeras de monitoramento -, o controle eletrônico de semáforos e muitos outros.
Para saber mais, acesso o site do IoT Labs clicando aqui.
Na American Tower, a rede que torna possível a comunicação entre as “coisas” (things, em inglês) chama-se LoRaWAN®, permitindo a conexão simultânea de centenas de dispositivos para a prestação de serviços municipais, como monitoramento do trânsito e gestão de energia. Ela é uma excelente opção para os municípios, vez que permite o tráfego de dados em grandes distâncias com baixo custo e baixo consumo de bateria, que pode durar até 10 anos!
Utilizando a rede, é possível trabalhar no desenvolvimento de soluções que integram funcionalidades IoT para expansão da conectividade e recursos que possibilitam monitoramento e gestão de serviços com segurança e eficiência. Um exemplo da transmissão de dados é o projeto-piloto com sensores de IoT que vem sendo desenvolvido na Cidade Universitária (campus da Universidade de São Paulo – USP), na capital paulista.
A rede LoRaWAN está presente em todo o território nacional. Clique aqui para ver o Mapa de Cobertura.
O modelo de rede da American Tower para Internet das Coisas (IoT) pode ser desenvolvido mediante preços extremamente competitivos, eliminando a necessidade de investimentos massivos em infraestruturas, advindos de recursos públicos. Tais investimentos, inclusive, podem ser obtidos por meio de agentes privados, interessados em investir em Cidades Inteligentes, considerado seu enorme potencial disruptivo. Ademais, os avanços tecnológicos advindos dos avanços em Internet das Coisas permitem um amplo desenvolvimento econômico, com melhorias na arrecadação municipal.
Uma cidade que oferece acesso de qualidade às redes e às soluções de IoT usufrui de inúmeros benefícios. Um deles é a atração de investimentos e do interesse do setor privado em se instalar nesses municípios. Esse movimento induz ao desenvolvimento socioeconômico e ao incremento do bem-estar agregado.
Soluções como a gestão e medição de água, gás e energia são exemplos de serviços que ficarão muito mais ágeis e econômicos a partir da rede e dispositivos de IoT. Uma cidade mais conectada comporta novas possibilidades para sua população, garantindo melhor qualidade de vida e maior inclusão social.