Santo André (SP)
A Prefeitura de Santo André firmou um contrato de parceria com a American Tower para a instalação do equipamento Site Inteligente (iSite) em duas áreas públicas do Município. As instalações permitem que as operadoras de rede móvel dimensionem de maneira eficiente as implantações de células de cobertura menores e facilitam o uso de aplicativos de Cidades Inteligentes.
Criado pela American Tower, o iSite é uma solução de infraestrutura de telecomunicações simples, versátil, completa e compacta, com altura máxima de até 18 metros, preparada para o 5G e para monitoramento de Internet das Coisas (IoT), utilizando-se da rede na tecnologia LoRaWAN® criada pela empresa.
Nos termos do acordo, a Prefeitura de Santo André e os seus parceiros do Parque Tecnológico também poderão utilizar a rede para Internet das Coisas LoRaWAN®.
Santa Rita do Sapucaí (MG)
O Município de Santa Rita do Sapucaí (MG) terá um iSite graças à parceria celebrada entre a TIM Brasil, American Tower e a Prefeitura local. O poste compacto desenvolvido pela American Tower tem múltiplas funções, contemplando diversas tecnologias de rede móvel, fibra ótica e Internet das Coisas (IoT) e permitindo a implantação da tecnologia 5G.
Com o iSite e a nova lei de antenas do município, Santa Rita poderá expandir a rede de telecomunicações de forma segura e moderna, ampliando a conectividade e proporcionando ainda mais recursos para a comunidade através do desenvolvimento de soluções inteligentes totalmente conectadas, com grande capacidade de melhorias em serviços como segurança, mobilidade, gestão, cidades inteligentes, rastreabilidade de veículos e outros.
Recife (PE)
Em Recife, a American Tower, em parceria com a BottomUp - empresa que desenvolve e fabrica dispositivos de Internet das Coisas (IoT) - está implementando soluções para digitalização de iluminação pública (IP), utilizando tecnologia LoRaWAN®, que possibilita a telegestão, favorecendo e o desenvolvimento do segmento de Cidades Inteligentes.
A Prefeitura do Recife iniciou a telegestão em 10 mil luminárias. A tecnologia LoRaWAN® habilita a comunicação das luminárias com a plataforma de telegestão de iluminação pública em qualquer local do território do município.
São Paulo (SP), Cidade Universitária - USP
A American Tower também participa de iniciativas que visam a implementar dispositivos de Cidades Inteligentes na Cidade de São Paulo. O piloto vem sendo realizado dentro da Cidade Universitária, campus da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista. Um dos projetos utiliza sensores de Internet das Coisas (IoT) em veículos para monitorar acidentes e cenas de crimes. Há, ainda, outro projeto que testa o potencial da tecnologia para monitoramento e controle da rede semafórica, com o objetivo de gerar uma maior segurança nas travessias de pedestres e melhorar a fluidez no tráfego de automóveis. As soluções vêm sendo conduzidas pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC) no contexto do Plano Nacional de IoT e financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Parques Tecnológicos (MG)
Outra parceria celebrada pela American Tower é com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que abrigará o primeiro Centro de Referência em IoT na capital mineira.
Também no Estado de Minas Gerais, a empresa se uniu à Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), de Itajubá, onde são desenvolvidos projetos e soluções por startups residentes, com o uso da Internet das Coisas (IoT).
A partir do acesso à infraestrutura de rede neutra IoT da empresa, a Inovai acelera projetos destinados a soluções de monitoramento de consumo de água e energia, segurança e rastreabilidade, todas com foco em Cidades Inteligentes. A medição inteligente é um serviço que vem evoluindo rapidamente, com crescimento de mais de nove vezes em 2020.
Morro da Urca (RJ)
Em 2020, a American Tower fechou um acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro para a utilização de espaços urbanos, como bancas de jornais, no bairro da Urca. O projeto tem como objetivo viabilizar a conectividade ao nível de rua e solucionar as falhas de cobertura. Além disso, os sites instalados asseguram maior qualidade e velocidade do serviço.
Rio de Janeiro (RJ)
A solução da American Tower instalada no Município do Rio de Janeiro (RJ) permite a gestão e prevenção de inundações em pontos críticos da cidade. Para isso, é feita a conexão de sensores, instalados em locais estratégicos, com uma plataforma de gestão de dados do Centro de Operações da Prefeitura. Assim, é possível antecipar a ocorrência de inundações.